07/05/2017

Sobre estar voltando aos cachos

A minha vida inteira eu fui pessoa muito insegura e até hoje eu não consigo evitar levar a opinião dos outros em conta, por isso assuntos como roupas, cabelo e estilo sempre me deixaram para baixo, desde a pré-adolescência. Bom, quando eu era criança eu não ligava para essas coisas obviamente no fim das contas eu só queria brincar e me achava bonita de todo jeito. Na pré-adolescência (lá em 2014) começou surgir pensamentos como “o corpo de fulana é mais bonito”, “O rosto dela é perfeito não tem nenhuma espinha”, e principalmente: “o cabelo da fulana é mais bonito e é liso” e foi exatamente nessa época que eu coloquei na minha cabeça que eu ficaria muito mais bonita de cabelo liso. E é escrevendo isso que eu vejo o quanto isso soa como besteira. Na época eu não usava meu cabelo solto, eu fazia tranças, rabos de cavalo, enfim, qualquer coisa que escondesse meus cachos. Nessa mesma época, bateu um desespero danado e eu coloquei na minha cabeça que alisar meu cabelo me faria uma garota mais bonita, então eu convenci a minha mãe a fazer química no cabelo e até hoje prossigo com retoques a cada três meses. 

Meu cabelo natural é cacheado e fino, porém muito volumoso e isso sempre me incomodou. Então ultimamente estou cogitando a ideia de deixar a química sair por completo e ver como meu cabelo era novamente. Faz quase três anos que eu venho fazendo a química, então eu nem me lembro de como ele era, por isso estou muito ansiosa, embora a transição seja um processo lento e precisa-se de muita paciência para não desistir no meio do caminho. A pior parte de passar por isso é ver seu cabelo todo bugado todos os dias, pois a raiz está cacheada enquanto que o comprimento está totalmente liso. Pode parecer uma questão muito fútil, mas não estou falando apenas de cabelo, pois existe muito mais coisa por trás dessa pequena mudança. Tudo isso envolve auto-estima, preconceito, aceitação, identidade e fazendo isso eu sinto que estou saindo dessa ditadura da beleza que afligente tantas mulheres. Além disso, o que eu vejo na internet atualmente é que as meninas estão saindo de uma ditadura para entrar em outra, ou seja, tem muita menina sendo julgada por alisar o cabelo atualmente (?). Percebem como os papéis apenas se inverteram? A questão é que você pode alisar seu cabelo, pode cortar do jeito que quiser e pode querer não fazer isso também, ou seja, devemos nos sentir livres para fazer aquilo que nos faz bem.

Eu sei que isso não é muita novidade, pois todos os dias vejo muitas meninas na internet, nas redes sociais e até na minha escola que estão aderindo a ideia (e isso é muito bom!), porém eu quero muito registrar todo o meu processo de volta aos cachos aqui no blog para que outras meninas possam se inspirar, principalmente aquelas que possuem o cabelo parecido com o meu, porque poderemos compartilhar dicas e soluções para os problemas específicos do nosso tipo de cabelo. Como eu disse lá em cima, o meu cabelo é fino e volumoso e pelo que eu lembro dele, aparentemente ele se encaixa nos tipos 2c e 3a, mas essa é a definição do meu cabelo há três anos, então ele pode ter mudado de alguma forma. Deixo abaixo fotos do meu cabelo todo liso e dele com a raiz cacheada depois de 1 mês de transição. Infelizmente eu estou de cabelo molhado em todas as minhas fotos antigas, mas dá pra ver mais ou menos como ele é.

Cabelo natural  (2014)                                                            Primeira aplicação da química (2014)



  2 meses após o retoque  (2017)                                   4 meses após o retoque (1 mês de transição)



Como vocês podem  perceber, meu cabelo já está com a raiz toda cacheada e o comprimento eu fiz fitagem (e várias partes não ficaram lisas), mas quando o cabelo secou por completo os cachos se desmancharam e o comprimento ficou todo liso novamente. Fiquei chateada, mas meu cabelo tem um crescimento muito bom, por isso sei que não vai demorar muito para eu fazer big shop e aderir aos cachos. Então é isso! Quem tiver dicas para compartilhar comigo deixe nos comentários, pois sou nova no assunto e não sei quase nada sobre o mundo dos cabelos enrolados. Um beijo e até o próximo post 💓

2 comentários:

  1. mais uma cacheada, que linda, faça o que vc quer e não os que os outros querem! parabéns!! bj

    http://bypatriciacamargo.com/the-look-top-estampado-com-shorts-soltinho-periguete/

    ResponderExcluir
  2. Acho muito legal quem faz essa transição! Parabéns pelo blog!

    Beijos

    www.gotadechampagne.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Editado por: Alana Cristina | Tema: Viagem - Blogger • voltar ao topo