28/07/2015

7 dicas daora para seu blog








Oi gente!

Depois que criamos um blog, surge muitas dúvidas com relação a muita coisa: Postagens, divulgação, organização, metas, público, fotografia, crescimento do blog, entre tantas outras questões. Eu até já recebi alguns e-mails de meninas que acabaram de criar seus blogs e não sabem como evoluir com eles. E como faz 2 anos que estou nessa blogosfera, acho que tenho o consentimento de opinar e dar minhas próprias dicas de amiga. Por isso resolvi fazer este post com 7 dicas daora para seu blog. São dicas simples, mas que fazem toda diferença para quem está começando ou até mesmo  para quem já tem bastante experiência! 

Fotografia: Se me perguntassem qual é a parte mais difícil de criar uma postagem, sem pensar duas vezes eu responderia achar a imagem certa. Principalmente quando eu estava começando com o blog, achar imagens de boa qualidade e que coubessem perfeitamente na minha área de postagem sempre foi muito difícil. Ou eram pequenas demais, ou não me agradavam. Porém, depois que eu comecei a pesquisar sobre a blogosfera, fui colecionando vários sites que funcionam mais como bancos de imagens. A maioria são fotos que eles disponibilizam gratuitamente, mas deixar os créditos é sempre bom. Ah, se puder tirar suas próprias fotos também é ótimo, dá mais personalidade ao blog! Alguns exemplos:

 Unsplash - Eles postam 10 fotos com ótima qualidade toda semana. 
 Pinterest - Uma rede social cheia de fotos bonitas e muita inspiração <3 
 Pixabay - Um tumblr, com fotos lindas e de ótima qualidade. 
 Gratisography - Imagens em alta resolução. 
 Im Free - Fotografias e designs organizadas por categorias.  
 We heart it - Muitas fotos lindas, você vai se apaixonar. 
 Getrefe - Muita foto bonita. 
 Picjumbo - Fotos profissionais, uso bastante.

Vamos com calma, miga: Não adianta criar um blog hoje e exigir que amanhã ele seja um sucesso! Vamos com calma e por etapas. Criar posts de qualidade, conseguir atingir seu público alvo e divulgar da forma correta, são tarefas que exigem muita dedicação e tempo. E não adianta fazer tudo apenas para ganhar dinheiro e fama, ou seu trabalho será uma total perda de tempo. Crie um blog porque você gosta de blogar e compartilhar pequenas felicidades no seu próprio espaço.

Divulgação: É legal ter bom senso na hora de divulgar seu blog para não acabar sendo aquela pessoa chata que só quer mais uma visualização. Uma das melhores maneiras de divulgar é pelos grupos do Facebook. É o meu lugar preferido por ser específico para blogueiras. Lá você encontra outras pessoas que querem divulgar seu trabalho e cria vínculos de amizade com elas. O único ponto negativo são algumas pessoinhas que aparecem para implorar por curtidas, seguidores e visualizações, no entanto, podemos tirar várias lições a partir disso: Não adianta ficar colocando o link dos seus posts nas publicações das outras pessoas, também não adianta postar seu link 10 vezes por dia e principalmente, não vale à pena pedir para as pessoas entrarem no seu blog, você tem que encontrar uma forma de chamar a atenção delas para seu post, no entanto, sem pedir ou implorar para elas clicarem.

Banco de ideias: Um banco de ideias nada mais é que um caderno ou uma agenda que nós, blogueiras, usamos para anotar ideias que podem virar futuras postagens. Você não imagina o quanto isso é útil, principalmente para os momentos que a criatividade resolve te deixar na mão. Também deixe um espaço no caderno para colocar as suas metas, assim você poderá acompanhar e administrar melhor o crescimento do seu blog.  

Blogs que foram criados para ajudar: Tem cada blog lindo por aí que foi criado exclusivamente para tratar de assuntos relacionados à blogosfera <3 Não deixe de pesquisar e se aprofundar nos assuntos. Também não deixe de perguntar e tirar dúvidas para as pessoas mais experientes, assim como na vida, não podemos evoluir sozinhos.
    
Comente no blog dazamigas: Comentar no blog das outras pessoas ajuda bastante na divulgação e na aproximação com outros blogueiros. Por isso, comente nos seus blogs favoritos e deixe o link do seu ~discretamente~ no final do comentário. Tudo isso sem interesse, é claro. Eu gosto muito de retribuir as visitas dos leitores, é uma forma de ficar mais próxima deles, uma vez que 80% das pessoas que comentam no meu blog também são blogueiros. Reconheça o trabalho do outro para que o seu também seja reconhecido.

Tenha personalidade: E por último, mas não menos importante, deixe seu blog ser você. Deixe ele transmitir a sua personalidade, a pessoa que você é. Seguir modinhas, falar do que todo mundo já fala, deixar outros blogs influenciarem o seu, são alguns dos erros que fazem do seu blog, só mais um nessa vasta internet. Então vamos ter personalidade! Falar do nosso cotidiano, criar um design com as coisas das quais você gosta ao invés do que está na moda, escrever sobre assuntos que você ama e domina. Criar novas formas de se conectar com as pessoas é essencial para que elas curtam o seu trabalho de verdade.


Tudo isso são coisas que eu queria ter tomado conhecimento quando entrei nesta blogosfera! Espero que ajude os novos blogueiros que surgem a cada dia :) É isso aí, beijos e até o próximo post! 


16 comentários:

  1. Vlw Alana! Essa dicas super ajudaram e eu estava precisando mesmo! Se você não sabe o link do blog é esse: http://sonhosvintageblog.blogspot.com - Mas tem ainda algumas coisas que estão em reforma, mas já postamos algumas coisas =)

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! Concorda com todas, só discordo um pouco do primeiro item, ficar catando imagem dos outros pra postar no TEU blog não é a coisa mais ideal de se fazer, quando eu comecei não tinha minha câmera semi ainda, e naquela época celular (por melhor que fosse) não tirava foto realmente de qualidade, ainda sim eu me virava e postava fotos que eu mesma tivesse feito. A foto desse post por exemplo, não é sua, e nem créditos tu colocou, é errado, pode dar treta, não deixa de ser plagio. Fora esse item, adorei o post.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabriela, fico feliz em saber que gostou!
      Ah, achei que tinha deixado claro que a maioria dos sites listados disponibilizam fotos gratuitamente. Eles são realmente bancos de imagens. Inclusive a foto que ilustra o post é de um deles (unsplash), e não é necessário pedir permissão ou a prestação de atribuição para o fotógrafo, como o próprio site diz. Adoro a ideia de tirar nossas próprias fotos, mas não é todos que conseguem. Eu mesma já tentei ilustrar todos os meus posts com fotos minhas, porém, é muito difícil.

      Muito obrigada pelo comentário, um beijo e volte sempre!

      Excluir
  3. Excelentes dicas. Eu sempre recorro ao Pinterest, mas é ótimo conhecer a existência de outros sites. Valeu pelas indicações ;) meu banco de ideias está bem abastecido haha! tenho vários rascunhos em caderninhos e no google drive. O último item creio ser o mais importante. Ter personalidade e estilo é imperativo na hora de criar e desenvolver um blog para não correr o risco de cair no "mais do mesmo". Adorei o post ;)

    http://sonhos-empoeirados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios Andrizy!

      Eu também amo o Pinterest, um dos melhores sites do momento! O meu banco de ideias também está bem gordinho, hahaha, ótimo para os momentos em que a criatividade resolve deixar a gente na mão.

      Beijos!

      Excluir
  4. Amei as dicas, para pegar fotos para o meu blog sempre vou ao We Heart it porque as fotos de lá são as coisas mais fofas do mundo!
    Beijos

    http://heeysah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Falou tudo! Adorei o post!


    bjs,

    www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir
  6. Gostei das dicas. O pinterest é ótimo tanto para fotos como para inspiração de posts. E ter um caderninho ajuda bastante. Estou sempre fazendo anotações no meu caderno. A parte chata pra mim é ter que divulgar nos grupos do facebook, já que prefiro visitar os blogs e deixar um comentário. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, divulgar nos grupos as vezes pode ser bem chato mesmo!
      Deixar um comentário no blog do outro sempre será a melhor forma de divulgar e fazer amizades na blogosfera <3

      Beijos!

      Excluir
  7. Arrasou nas dicas! Eu adorei todas!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. nossa amei as dicas mesmo *-* amo mi inspirar em outras fotografias !!

    http://nataliloure.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. As melhores dicas pra quem ta começando são essas mesmas! Também acho que as fotografias são totalmente importantes para os posts, vou ver todas as tuas recomendações de sites. Muito sucesso com o novo blog, Alana.
    Beijos
    radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!

      Espero que as indicações te ajude de alguma forma.
      Obrigada, desejo o mesmo para o seu cantinho.

      Excluir
  10. Caí aqui por acaso, os nossos blogs têm o mesmo nome...estou nisto há pouco tempo. Obrigada pelas dicas. Felicidades.
    http://acheierabisqueipt.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coincidência!
      Espero que as dicas te ajude de alguma forma com seu blog.
      Obrigada, beijos.

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Editado por: Alana Cristina | Tema: Viagem - Blogger • voltar ao topo